Audiência Pública do projeto Mara Rosa (Mina de Posse) reúne mais de 600 pessoas

Mara Rosa (GO), 23 de fevereiro de 2016 – Com muita expectativa, 650 pessoas reservaram a manhã desta terça-feira para participar da Audiência Pública sobre o projeto Mara Rosa (Mina de Posse), da Amarillo Mineração do Brasil Ltda., no Salão Paroquial. Conduzido pela equipe da Secima (Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos), o evento contou com duas apresentações, uma institucional e outra referente ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), conteúdos fundamentais no processo de licenciamento preliminar de empreendimentos.

Atentos às informações fornecidas, os convidados tiveram a oportunidade de ter suas dúvidas esclarecidas por profissionais da Amarillo e das consultorias DBO Engenharia Ambiental e Integratio Mediação Social e Sustentabilidade. O debate foi marcado por uma intensa interação, cumprindo a função de tornar o projeto conhecido em seus detalhes.

“A Audiência Pública atingiu o seu objetivo de levar informação para os mais diversos públicos, entre autoridades, membros da igreja católica e evangélica, empresários, servidores públicos, representantes dos sindicatos e moradores de Fiicolândia, Caxias e Amarolândia. A interação constante e o número de pessoas que conseguimos atrair demonstram o interesse da população pelo projeto Mara Rosa (Mina de Posse)”, ressalta Arão Portugal, diretor de Estratégia da Amarillo.

Durante o evento, profissionais da companhia e consultorias enfatizaram que, para a definição da área de implantação do empreendimento, levou-se em consideração os fatores ambientais, técnicos e econômicos, como áreas já utilizadas pelas atividades de mineração, locais com declividades menos acentuadas, menor distância entre as estruturas e vias de acessos existentes.

Entre as medidas a serem tomadas pela Amarillo nas fases de planejamento, implantação e funcionamento do empreendimento, estão o monitoramento de ruídos, vibrações e emissões atmosféricas; o tratamento dos efluentes, drenagem pluvial, monitoramento da qualidade da água (superficial e subterrânea); a disposição, triagem e destinação corretas dos resíduos; o controle dos efluentes líquidos domésticos e industriais; o aproveitamento econômico da vegetação suprimida, recuperação vegetal das áreas e conservação das Áreas de Preservação Permanente (APPs); o monitoramento, resgate e manejo da fauna, conservação das APPs e sensibilização ambiental; além da qualificação e contratação de mão de obra local, educação ambiental e comunicação social.

“A Audiência Pública foi de extrema importância para que os moradores tivessem suas dúvidas esclarecidas sobre os impactos e benefícios resultantes da implementação do projeto. Temos a certeza de que a empresa contribuíra de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico de Mara Rosa”, disse Vanda Maria Boaventura, jornalista e ambientalista.

Sobre o projeto Mara Rosa (Mina de Posse)
O projeto Mara Rosa (Mina de Posse) representará um investimento de mais de R$ 700 milhões. Durante o período de construção de suas instalações, previsto para o terceiro trimestre de 2016, irá gerar aproximadamente 830 empregos diretos e 2 mil indiretos. Na etapa de operação, que deve ter início em 2018, espera-se a criação de 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos. A vida útil da mina está estimada em sete anos, período que pode ser ampliado com a continuidade da pesquisa mineral.

Sobre a Amarillo Gold Corp.
A Amarillo Gold Corp. tem como foco a aquisição, descoberta e definição de recursos de ouro no Brasil. Os principais projetos da companhia são Mara Rosa (Mina de Posse), em Goiás, e Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul. O projeto Mara Rosa (Mina de Posse) recebeu uma avaliação econômica positiva em um estudo de pré-viabilidade e está sendo preparado um estudo de viabilidade.

O projeto Mara Rosa (Mina de Posse) está localizado em uma área com excelente disponibilidade de infraestrutura: rodovias, energia elétrica, comunicações e mão de obra com experiência em mineração. Mara Rosa fica a 35 km NE da operação de cobre a céu aberto de Chapada, a cerca de 80 km NE do projeto de ouro Pilar, 95 km NW da mina de laterita de níquel de Niquelândia, da Votorantim, a 105 km NE da mina subterrânea de ouro de Serra Grande e a 105 km NW do projeto de laterita de níquel Barro Alto, da Anglo American.

O projeto Lavras do Sul é uma propriedade no estágio de exploração avançada (190 km2) compreendendo mais de 19 garimpos de ouro históricos, com mineralizações de ouro encorajadoras já descobertas e definidas por mais de 16 mil metros de perfurações. Lavras do Sul também está localizado próximo à excelente infraestrutura.

A empresa tem também outros projetos de pesquisa mineral em etapas iniciais.

fonte : ML&A Comunicações
Roseli Rodrigues / Amanda Oliveira fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.802597379884412.1073742120.203024476508375&type=3