Amarillo Mineração do Brasil investe na qualificação da mão de obra local e regional

Mara Rosa (GO), 15 de setembro de 2016 – Por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mais de vinte moradores de Mara Rosa serão capacitados para atuar no setor mineral. A iniciativa tem o apoio da Amarillo Mineração do Brasil e será realizada ao longo de dois anos. A abertura do curso ocorreu nesta segunda-feira (12), no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, e contou com a participação dos estudantes, professores e coordenadores, além de membros da empresa, do Senai e da Prefeitura de Mara Rosa.

 

O curso técnico visa formar mão de obra para as empresas de mineração que atuam na região, proporcionando mais conhecimento aos membros da comunidade. Com início no próximo ano, serão disponibilizadas aulas teóricas e práticas, com vivência nas dependências do projeto Mara Rosa (Mina de Posse), onde os alunos terão a oportunidade de conhecer as atividades de britagem, moagem, peneiramento e análises física e química em laboratório. Esta é mais uma turma aberta pelo Senai que, desde 2013, já ofereceu cursos a mais de 150 estudantes.

 

O jovem Ronald Rosa Medeiros, de 24 anos, atualmente trabalha como frentista e viu a oportunidade como uma maneira de ascensão profissional. “Quando soube do curso, percebi que seria uma forma de melhorar de vida. Meu pai trabalhava em mineração e eu me inspirei. Quero aprender esta profissão e me esforçar para crescer na empresa que eu estiver trabalhando depois de concluir o curso”, afirma.

 

Para o gerente administrativo do projeto Mara Rosa (Mina de Posse), Eugênio Tadeu Costa, ações como esta são fundamentais para a empresa e para a população em geral. “Com o início das atividades, daremos prioridade à contratação local e regional e, sempre que possível, priorizaremos os alunos destes cursos de capacitação. Desta forma, a empresa ganha em produtividade e contribui ainda mais com o desenvolvimento socioeconômico”.

 

Durante o período de construção, o projeto Mara Rosa (Mina de Posse) irá gerar aproximadamente 830 empregos diretos e 2 mil indiretos. Na etapa de operação, que deve ter início em 2018, espera-se a criação de 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos.

 

Esta é a segunda turma de ensinos técnicos realizados pelo Senai na região. Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em junho de 2015, mais de 70 pessoas concluíram os cursos de Habilitação Técnica em Mineração e em Segurança do Trabalho e de Qualificação Profissional em Auxiliar de Recursos Humanos e Auxiliar Financeiro. Em ambas as edições, as aulas tiveram realização do Senai, em parceria com a Prefeitura de Mara Rosa e a Amarillo Mineração do Brasil.

 

Sobre a Amarillo Mineração do Brasil Ltda.

A Amarillo Mineração do Brasil Ltda., é uma empresa da Amarillo Gold Corp., empresa de pesquisa mineral focada na aquisição, descoberta e desenvolvimento de projetos de ouro no Brasil. Durante o período de construção, o projeto Mara Rosa (Mina de Posse) irá gerar aproximadamente 830 empregos diretos e 2 mil indiretos. Na etapa de operação, que deve ter início em 2018, espera-se a criação de 400 empregos diretos e 1,6 mil indiretos. A vida útil da mina está estimada em sete anos, período que pode ser ampliado com a continuidade da pesquisa mineral.