Time de Futsal de Mara Rosa é campeão goiano

Após um ano inteiro de treinamentos, mais de 30 jogos entre amistosos e competições a equipe de futsal (infanto – entre 12 a 14 anos) do Colégio Estadual Castelo Branco conseguiu o maior feito esportivo da história de Mara Rosa se tornando Campeão goiano e representará o Estado  no campeonato nacional que acontecerá no próximo dia 20 de setembro na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.  O site mararosa.com entrevistou o professor de educação física Keidiano Calista Ribeiro, técnico da equipe e voluntario como “Amigo da Escola” para nos contar como foi esse grande feito e os frutos que poderão ser colhidos no futuro com esses jovens.

Mararosa.com

Como começou esse projeto, e o que fez o senhor se tornar um Amigo da Escola?

A paixão pelo esporte foi a principal causa que me fez participar do projeto Amigo da Escola, mas também existia em mim a vontade de fazer acontecer algo diferente em que eu pudesse contribuir para desenvolver técnicas que fossem aproveitadas pelos jovens. Entrando em contato com a Diretora do Colégio, Professora, Veronice Coelho, que de imediato acreditou na ideia e deu o total apoio a iniciativa não só moral, mas também material, doando todo equipamento necessário que pudéssemos realizar o projeto do futsal infanto.

Mararosa.com

Quais as dificuldades encontradas pelo senhor com os jovens?

O mais difícil não foi para mim, e sim para eles, pois as habilidades eles sempre tiveram é nato deles, mas faze-los entender que eles precisavam ser uma equipe, jogar todos com um único objetivo que era servir o companheiro, demorou um certo tempo e muita disciplina. Como num tabuleiro de xadrez cada um tinha sua função na equipe e eles absorveram a ideia e o resultado foi esse: somos Campeões Goiano.

 

Mararosa.com

Quais os incentivos que o senhor teve para tanta dedicação?

Na verdade, o maior incentivo que eu tive além da Diretora da Escola, foi de minha família, mas a cada treno, ou a cada jogo preparativo eu sentia cada vez mais que valia a pena a dedicação, não só por mim, mas pelos jovens que cada vez mais se esforçavam para concretizar a ideia que lhes era repassada.

Mararosa.com

Quais seus projetos para o futuro em relação a essa equipe campeã?

O primeiro passo e manter a unidade da equipe e tentar ganhar o campeonato nacional, mas caso não aconteça, manter neles o espirito esportivo de competição para que se tornem adolescentes concentrados no futuro  virando assim cidadãos de uma formação exemplar. Espero que assim como o Colégio Castelo Branco, através da professora Veronice, que deu a esses jovens a oportunidade de desenvolverem uma atividade esportiva em que eles sentem prazer de praticar e toda a comunidade sente orgulho pelo feito que eles conseguiram, que o poder público possa investir em esporte, pois o esporte além de tirar os jovens das drogas e das más companhias forma cidadãos.