Policia Militar está apreendendo linhas com (cerol) para evitar acidentes

Quem não conhece casos de pessoas que estavam em motocicletas e sofreram acidentes por causa de linha de pipa esticada? Pois é, em um trabalho preventivo a Policia Militar de Mara Rosa esta apreendendo as linhas de pipa que contem cerol ( cola com vidro muído). A iniciativa vem como prevenção para que não aconteçam  futuros acidentes. A apreensão do material  é acompanha da de esclarecimentos  ao pipeiro sobre os perigos da linha cortante.

Saibam os cuidados que quem gosta de soltar pipa tem de ter:

Julho é o mês de férias escolares, agosto é o mês dos ventos, e a garotada toda costuma ficar na rua brincando e uma das brincadeiras mais conhecidas é empinar pipa.

É uma brincadeira que normalmente envolve várias crianças, se torna uma competição, pois quando um começa brincar aparecem vários outros e a rua se torna um grande torneio.

É uma brincadeira muito divertida, porém grande parte das crianças e adultos usam um produto chamado cerol, uma mistura de pó de vidro com cola que é aplicado diretamente na linha que a torna altamente perigosa, com a função de cortar a linha do outro, pois é extremamente cortante.

A cola serve como aglomerante e o pó de vidro serve como abrasivo. Isto traz riscos para a vida selvagem, como pássaros, para pedestres, motoqueiros (principalmente) e motoristas de carros conversíveis.

Nos meses de Janeiro, Fevereiro, Junho, Julho e Dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares, é comum a realização de disputas entre as crianças para ver quem consegue cortar a linha do pipa do outro.

A linha de pipa com cerol é responsável por um número muito grande de acidentes com motociclistas (inclusive, acidentes fatais), acertando o pescoço que é desprotegido pelo capacete, como vítimas também temos os pedestres, ciclistas, paraquedistas, skatistas, aeronaves entre outros.

Essa questão é tão importante e preocupante que alguns municípios adotaram leis que proíbem o uso e venda do cerol, sendo o vendedor passível de ser preso, além de pagar multa.

O perigo também se estende a redes elétricas, além de poder ser fatal para quem brinca, para aqueles que tentam resgatar o brinquedo da fiação elétrica, a linha de pipa molhada com a mistura de cola e vidro moído danifica cabos de energia elétrica, possibilitando curto-circuito, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo o rompimento do fio e incêndio.

Há casos em que a linha com cerol rompe o fio de energia e oferece risco de descarga elétrica para quem está empinando a pipa, resgatando o brinquedo ou até próximo ao local, quando de um curto-circuito, seguido de rompimento de rede. Os ferimentos podem ser fatais. Em situações de ferimentos graves, há possibilidade de perda do membro por infecção.

Para empinar pipa é necessário seguir algumas regras de segurança para o pipeiro, cidadão e o meio ambiente.

1 Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.

2 Não soltar pipas perto de antenas, fios telefônicos ou elétricos. Procure lugares abertos, como parques e praças.

3 Se a pipa se enrosca em fios (fato muito comum), não tente tirá-la. É sempre melhor perder a pipa que a vida.

4 Não usar linha metálica, como fio de cobre de bobinas.

5 Usar sempre luvas para não queimar as mãos na linha.

6 Olhar bem onde pisa, especialmente ao andar para trás.

7 Tomar muito cuidado com ruas e lugares movimentados.

8 Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para eles.

9 Não usar em hipótese alguma linha cortante (cerol). É muito comum que corte as pessoas ou o próprio pipeiro.

10 Não empinar pipas em lajes ou telhados, pois uma queda poderá ser fatal.

O alerta do uso de cerol ao empinar pipas não vale apenas para o período de férias. Portanto, aproveite a brincadeira sadia, mas se previna contra acidentes ou fatalidades que podem afetar sua família.

Dissemine a ideia, espalhe a informação, conscientize o maior número de pessoas e aproveite a brincadeira.

Fonte: http://ddsonline.com.br/dds-temas/seguranca/466-empinar-pipa-uma-brincadeira-que-pode-causar-a-morte.html